quarta-feira, 25 de setembro de 2013

OCUPAR TEMPO LIVRE DO IDOSO



Ocupar o tempo livre do idoso é propor-lhe lazer, pois é isento de obrigações de qualquer natureza, sejam profissionais, familiares ou domésticas. Ocupar o tempo livre do idoso é oportunidade que cada um tem para si, para fazer o que gosta, para conviver com quem estima, enfim, para se expressar como pessoa.
Ocupar o tempo livre do idoso não significa se opor ao trabalho é justamente complementar a este. Não pode ser confundido com ociosidade, corresponde exatamente a uma liberação periódica do trabalho, ao fim do dia, da semana, do ano (férias) ou da vida funcional (aposentadoria).
Ocupar o tempo livre do idoso com jogos, viagens, atividades esportivas, e outros, antes considerados “perda de tempo”, tendem a tornarem-se hoje novas exigências dos idosos a partir das necessidades de expressão e realização de si próprias.
Ocupar o tempo livro do idoso é oportunizar um lazer que envolve diferentes áreas de interesse, que serão procuradas pelos idosos de acordo com seu nível social, cultural e profissional.
§  Ocupar o tempo livre do idoso com atividades físicas: a participação consciente e voluntária na vida social e cultural em busca do equilíbrio pessoal entre o repouso, a distração e o desenvolvimento contínuo e harmonioso da personalidade. Transcende, portanto, as práticas de esportes ou exercícios físicos dando-lhes novo enfoque. Sentir-se bem fisicamente, saudável.
§  Ocupar o tempo do idoso com propostas práticas: atividades utilitárias e desinteressadas que podem ser praticadas pelos idosos. Englobam os trabalhos manuais executados no lar, costura, tricô, crochê, marcenaria, consertos, reparos, culinária aos domingos, jardinagem, etc., ou seja, todas ligadas a determinadas habilidades dos indivíduos sem caráter obrigatório quer no âmbito social quer no familiar.
§  No tempo livre do idoso apresentar-lhe interesses artísticos: englobam todas as atividades ligadas às artes por meio das quais os idosos podem expressar sua criatividade.
§  Interesses intelectuais: atividades voluntárias que visam ocupar o tempo livre do idoso e às expressões cognitivas acompanhadas por uma inclinação, uma “paixão”. Podem ser desenvolvidas em diferentes campos como cinema, teatro, leituras, cursos, palestras. Podem incluir as universidades da terceira idade, que muito têm se propagado nos últimos anos desde que o objetivo englobe:
. Despertar o desejo de aquisição e/ou modificação de conhecimentos por aprendizagem voluntária;
. Estimular um processo de autoformação.
§  Interesses sociais: também podem ocupar o tempo livre do idoso além de estarem imbricados em todas as outras, relacionam-se às atividades que favoreçam o desenvolvimento da sociabilidade e de formações de grupos evitando desta forma o isolamento social do idoso. Festas, bailes, passeios, viagens e bingos são algumas expressões deste tipo de interesse.

“O que ocorre com os nossos idosos nos tempos atuais é ainda essa
manifestação da cultura do trabalho, gerando quase sempre atitudes de
desconhecimento de outras dimensões do ser humano, sobretudo as
possibilitadas pela vivência do tempo de lazer.
Embora estando aposentados, ausentes da obrigatoriedade do trabalho, (isso
em tese porque se deve considerar a situação em que se encontram os
aposentados no Brasil, onde grande parte continua trabalhando), os idosos
trazem consigo o estigma da educação para o trabalho. Porém essa atitude
dogmática assumida até então, da valorização excessiva dado ao trabalho,
começa a ser reconsiderada, com a inclusão de novos valores, inclusive o de
utilização melhor do tempo livre, no qual então o lazer desponta e ganha
espaço, tendo mais ênfase no seu novo estilo de vida”.

(Atividade Física no Processo de Envelhecimento / Ernesto Marquez Filhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário