quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA O IDOSO



A importância do sono para o idoso é fundamental, contribui para a recuperação de energias perdidas durante o dia. Além disso, o sono para o idoso também é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Sem esse repouso a pessoa pode apresentar sintomas como cansaço e dor de cabeça. Pode ficar facilmente irritada ou deprimida, se a falta de sono ou sono insuficiente ou perturbado durar muito tempo, poderão aparecer sinais de mau funcionamento mental e problemas de comportamento, portanto a importância do sono para o idoso deve ser observada. Tudo isso pode ser resolvido quando o sono é recuperado e volta ao normal.


A necessidade de sono para o idoso varia de pessoa para pessoa, alguns tem o hábito de dormir após o almoço ou à tarde.
Alguns idosos queixam-se a respeito disso enquanto outros podem achar que esses problemas fazem parte do envelhecimento e nada comentam.
Algumas mudanças podem ocorrer no sono com o processo de envelhecimento, e que podem ser consideradas normais:
§  O sono para o idoso pode tornar-se mais leve, ele acorda com maior facilidade durante a noite, especialmente se ouvir barulhos ou se as luzes do quarto forem acesas por outra pessoa;
§  O idoso pode ter dificuldade em manter o sono durante a noite, isto é, acorda várias vezes, e pode ter dificuldade em voltar a dormir;
§  O idoso costuma deitar-se cedo e também acordar muito cedo, às vezes bem antes do nascer do sol. Considerar sempre o número total de horas dormidas nas 24 horas.
§  Durante o dia o idoso costuma cochilar, alguns estudiosos acreditam que esses cochilos podem ser benéficos, isto é, podem completar a quantidade de sono necessária para que o idoso se sinta bem. Outros, porém, afirmam que os cochilos podem atrapalhar o sono noturno. Os benefícios ou os malefícios do cochilo variam de indivíduo para indivíduo.
Algumas medidas podem ser adotadas para garantir a importância do sono do idoso:
1.    O ambiente deve ser tranquilo, silencioso, com iluminação indireta. Temperatura agradável, ventilação adequada evitando correntes de vento. Colchões e travesseiros confortáveis. Roupas de cama limpas e macias. Quando a pessoa perde urina na cama, esta pode ser forrada com material impermeável e coberta com outro lençol para não haver contato do plástico com a pele. Cobertores muito pesados podem ser incômodos, podem ser trocados por mantas que são mais leves e esquentam bem. O ambiente deve ser seguro, caso o idoso precise se levantar durante a noite, para que não corra riscos de se machucar.
2.    Outra questão importante é respeitar os hábitos do idoso antes de dormir; alguns escovam os dentes, tomam banho, penteiam os cabelos... Se ele não conseguir fazer sozinho o cuidar pode auxiliá-lo.
3.    Ao verificar a importância do sono para o idoso, estabelecer horários de dormir que devem ser respeitados. O fato de passar muito tempo na cama durante o dia, que às vezes acontece com os idosos que têm problemas de saúde (física ou mental), pode ser prejudicial ao bom sono, podem dormir de forma descontínua como os bebês. Se for possível o idoso deve ser encorajado a sair do leito e realizar atividades que sua saúde permita: ler, assistir à televisão, tricotar e outras coisas que sejam agradáveis.
4.    Alguma forma de exercício físico, como caminhar durante a manhã, pode ter um bom efeito sobre o sono do idoso e aumenta a sensação de bem-estar.
5.    Bebidas que contêm cafeína podem atrapalhar o sono, como café, alguns chás (mate, chá preto), chocolate, refrigerantes como coca-cola, guaraná e soda. Essas bebidas devem ser evitadas, especialmente à noite. O cigarro também contém substâncias que são estimulantes, e deve ser evitado. O leite e alguns chás (erva-cidreira, maracujá) podem ajudar para que o idoso tenha um sono melhor, mas é ele que deve dizer se realmente isso ocorre quando ingere essas bebidas.
6.    Idosos que têm incontinência urinária e os que se levantam muitas vezes à noite devem evitar a ingestão de líquidos antes de deitar, é preferível beber mais líquido durante o dia e bem pouco à noite.
7.    Comer muito à noite também não é indicado, algumas pessoas gostam de uma comida leve antes de dormir. Quem tem refluxo-gastro-esofagiano (queimação no estômago durante a noite) deve evitar comer ou beber antes de dormir, e de preferência usar travesseiros altos. Procurar apoio médico.
8.    Ao se levantar pela manhã, o idoso pode ser orientado a primeiro se espreguiçar, bem devagar, esticando todos os músculos. Depois sentar-se na cama por alguns minutos, antes de se levantar. Isso ajuda a evitar a tontura que algumas pessoas sentem quando se levantam muito depressa, cuja causa pode ser uma queda de pressão arterial.
9.    Medos, ansiedades, nervosismo e preocupações podem perturbar bastante o sono do idoso. Conversar com ele a respeito disso pode ajudar; é importante que ele relaxe ao se deitar e pensar em coisas agradáveis.
10. Não existe uma regra geral quanto à conduta do sono e do repouso do idoso. O importante é sempre buscar soluções para os possíveis problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário